Cúpula das Águas e Florestas
24.02.2022- por itpaDurante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 (realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro), o ITPA foi o responsável pela Cúpula das Águas e Florestas, tenda localizada no Aterro do Flamengo, onde aconteceu a Cúpula dos Povos – evento organizado pela sociedade civil que ocorreu paralelamente à Conferência oficial. O objetivo era claro: organizar e proporcionar a participação da sociedade civil para debater as questões relacionadas aos temas Águas e Florestas. Foi exatamente o que aconteceu.
Embora a Rio+20 não fosse exclusivamente sobre meio ambiente, as duas principais teses apresentadas pelas Nações Unidas estavam intimamente relacionadas à definição de estratégias para a solução dos problemas ambientais nas escalas globais e locais. Portanto, a Cúpula das Águas e Florestas teve importante participação no processo através do diálogo entre as atuais instâncias no sistema de gestão das águas e florestas, sejam deliberativas, consultivas ou de planejamento participativo.
A Cúpula foi um chamado à integração entre Redes, Comitês de Bacia, Conselhos Municipais, Conselhos Gestores de Unidades de Conservação, Agendas 21 Locais, a etnia Huni Khuin e as Secretarias Municipais envolvidas com a gestão de águas e territórios na Mata Atlântica. Um espaço compartilhado e autogestionado por redes sociais parceiras do ITPA, como a REBAL – Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, REBEA – Rede Brasileira de Educação Ambiental, Rede Internacional do Tratado de Educação Ambiental e Rede Olhares da Juventude, entre outras organizações.
Os temas-base discutidos entre os dias 15 e 23 de julho foram:
• Práticas inovadoras e sustentáveis de manejo de recursos naturais;
• Educação ambiental;
• Papel das Agendas 21 Locais nos desafios rumo ao desenvolvimento sustentável;
• No dia da mobilização foram abordados os temas: a inconstitucionalidade do novo código florestal, que contou com a participação de um procurador da república, e as consequências do fechamento do Aterro de Gramacho a partir da ótica de ex-catadores.
Resultados
Confira os resultados do projeto no caderno digital a ser disponibilizado para toda a rede participante e sociedade civil.