Sobre o ITPA

Conheça a nossa história

EXPLORE O INSTITUTO

O ITPA é uma organização pautada pelos princípios da democracia participativa, transparência e profissionalismo. Suas ações buscam sempre resultados efetivos para a conservação da natureza com inclusão social.

A organização nasceu de uma iniciativa local de ambientalistas empenhados em garantir a proteção de um dos últimos e mais conservados fragmentos de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, a Reserva Biológica do Tinguá. Esta reserva natural mantém altíssimos índices de diversidade, em especial por seu elevado gradiente altitudinal, que varia de elevações próximas ao nível do mar, até cerca de 1,8 mil metros.

Fundada em 1998, no município de Miguel Pereira, a organização ambientalista é, atualmente, considerada uma das maiores e mais respeitadas do Brasil. Mantém muitas frentes de trabalho, sem abdicar de uma atuação militante na busca constante pela construção e aperfeiçoamento de políticas públicas, em especial aquelas dedicadas à conservação da natureza e ao desenvolvimento sustentável.

Faça uma doação

Garantir que a sustentabilidade seja construída com democracia participativa, valorização da diversidade cultural e preservação da biodiversidade.

TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA
SOLIDARIEDADE
SOLIDARIEDADE
VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS
VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS
TRABALHO EM REDE
TRABALHO EM REDE
DEMOCRACIA
DEMOCRACIA

Premiações

ITPA COM RECONHECIMENTO
PRÊMIO MURIQUI
PRÊMIO MURIQUI 2021

O secretário executivo do ITPA, Mauricio Ruiz, recebeu, em 2021, o PRÊMIO MURIQUI. A premiação tem o objetivo de incentivar ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica. Ela é, atualmente, reconhecida como uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país.

VIVA MATA ATLÂNTICA
VIVA MATA ATLÂNTICA 2015

Promovido anualmente desde 2005, o Viva a Mata tem o objetivo de gerar a troca de experiências entre os que lutam pela conservação da Mata Atlântica e sensibilizar os cidadãos sobre a importância dessa floresta. A programação conta com atividades culturais e de educação ambiental para o público geral, encontros técnicos com parceiros, seminários e oficinas.

EMPREENDEDOR SOCIAL
EMPREENDEDOR SOCIAL 2007

O secretário executivo do ITPA, Mauricio Ruiz, foi um dos finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2007. Realizado pela Folha de São Paulo, em parceria com a fundação Schwab, este é o principal concurso de empreendedorismo socioambiental na América Latina e um dos mais concorridos do mundo.

ASME GLOBAL PIPELINE AWARDS
ASME GLOBAL PIPELINE AWARDS 2005

O Global Pipeline Awards reconhece o processo de inovação tecnológica em pipeline em todas as fases: do laboratório de pesquisa ao meio de aplicações de campo; de incubadoras de tecnologia ao desenvolvimento de novos produtos para o mercado; de agências governamentais a empresas privadas; e desde projetos individuais até a consolidação de resultados de pesquisa e desenvolvimento.

Queremos tornar o mundo melhor!

Somos uma organização que segue os princípios da democracia participativa, transparência e profissionalismo.
Nossas ações são voltadas para a conservação da natureza com inclusão social.

Faça uma doação