Restauração e Conservação de Manguezais
01.06.2021- por itpaO ITPA é a organização que mais recupera manguezais no Estado do Rio de Janeiro. Já foram plantadas mais de 160.000 mudas de diferentes espécies de mangue utilizadas em nossos projetos. Em parceria com pescadores e catadores de caranguejos já recuperamos áreas na Reserva Biológica de Guaratiba (estadual), na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim (federal) e na Estação Ecológica da Guanabara (federal).
São mais de 160.000 mudas já plantadas em 650.000 metros quadrados. Na próxima fase, já em execução, serão restaurados mais 2.000.000 metros quadrados na APA de Guapi-Mirim, em parceria com o Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e proprietários rurais da região, o que configura a nossa iniciativa como a maior do Estado. Com o apoio do Projeto Floresta Viva Edital Manguezais do Brasil que possui respaldo financeiro do BNDS e da Petrobras e tem o FUNBIO como parceiro gestor, seguimos ampliando nossos esforços para a restauração ecológica e a conservação dos biomas brasileiro. Você pode saber mais sobre esta iniciativa aqui.
Os manguezais da APA Guapimirim são considerados os maiores em extensão no Estado do Rio de Janeiro, abrigando enorme biodiversidade e mantendo um berçário natural para espécies da Baía de Guanabara. Constituem meio de vida para milhares de famílias de pescadores e catadores de caranguejos nas periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que agora passam a ter uma nova fonte de subsistência: as ações de restauração florestal.
Seja nas serras ou no litoral, nossa missão é restaurar a Mata Atlântica em larga escala!