Restauração e Conservação de Manguezais
01.06.2021- por itpaO ITPA é a organização que mais recupera manguezais no Estado do Rio de Janeiro. Já são mais de 160.000 mudas de diferentes espécies de mangue utilizadas em nossos projetos. Em parceria com pescadores e catadores de caranguejos já recuperamos áreas na Reserva Biológica de Guaratiba (estadual), na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim (federal) e na Estação Ecológica da Guanabara (federal).
São mais de 650.000 metros quadrados em processo de recuperação e mantemos parceria com o Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e proprietários rurais da região de Guapimirim para ampliação de ações em mais 5.400.000 metros quadrados, o que configura a nossa iniciativa como a maior do Estado.
Os manguezais da APA Guapimirim são considerados os maiores em extensão no Estado do Rio de Janeiro, abrigando enorme biodiversidade e mantendo um berçário natural para espécies da Baía de Guanabara. Constituem meio de vida para milhares de famílias de pescadores e catadores de caranguejos nas periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que agora passam a ter uma nova fonte de subsistência: as ações de restauração florestal.
Seja nas serras ou no litoral, nossa missão é restaurar a Mata Atlântica em larga escala!