Restauração e Conservação de Manguezais
Fonte: ITPA

Restauração e Conservação de Manguezais

01.06.2021- por itpa

O ITPA é a organização que mais recupera manguezais no Estado do Rio de Janeiro. Já são mais de 160.000 mudas de diferentes espécies de mangue utilizadas em nossos projetos. Em parceria com pescadores e catadores de caranguejos já recuperamos áreas na Reserva Biológica de Guaratiba (estadual), na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim (federal) e na Estação Ecológica da Guanabara (federal).

São mais de 650.000 metros quadrados em processo de recuperação e mantemos parceria com o Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e proprietários rurais da região de Guapimirim para ampliação de ações em mais 5.400.000 metros quadrados, o que configura a nossa iniciativa como a maior do Estado.

Os manguezais da APA Guapimirim são considerados os maiores em extensão no Estado do Rio de Janeiro, abrigando enorme biodiversidade e mantendo um berçário natural para espécies da Baía de Guanabara. Constituem meio de vida para milhares de famílias de pescadores e catadores de caranguejos nas periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que agora passam a ter uma nova fonte de subsistência: as ações de restauração florestal.

Seja nas serras ou no litoral, nossa missão é restaurar a Mata Atlântica em larga escala!

Leia também

Programa de Restauração Florestal

Programa de Restauração Florestal

Plano de Restauração Florestal

Plano de Restauração Florestal

Banco de Áreas para Restauração da Mata Atlântica

Banco de Áreas para Restauração da Mata Atlântica