Plano de Restauração Florestal
Fonte:

Plano de Restauração Florestal

24.02.2022- por itpa

Em 2010, o ITPA concluiu a elaboração do primeiro Plano de Restauração Florestal de um corredor de biodiversidade a partir de uma escala 1:25.000. Com este nível de precisão foi possível identificar as metodologias mais apropriadas para a restauração da Mata Atlântica no Tinguá-Bocaina (CBTB), desde analisar os locais onde eram necessárias ações de isolamento completo para o processo de regeneração natural, até o plantio total de mudas, passando por enriquecimento, controle de espécies invasoras e instalação de brigadas de contenção de incêndio.

Realizado com financiamento da Conservação Internacional (CI), o projeto teve o apoio de diversos parceiros, como Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), The Nature Conservancy (TNC) e Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Entre os principais objetivos estavam: entender a evolução da cobertura vegetal na região; identificar áreas potenciais para a restauração; caracterizar o potencial de autorregeneração da Mata Atlântica nestes pontos identificados; e criar um planejamento completo para a viabilidade da restauração através do sistema de pagamento por serviços ambientais.

Neste mesmo plano, foi elaborado um mapeamento para investigar os trechos desmatados na região nos últimos 20 anos. Através dele conseguimos descobrir quais áreas eram elegíveis para projetos de sequestro de carbono. Foi realizado também o levantamento do custo de oportunidade da terra nesta região. Assim, foi possível estimar quanto custava um programa de pagamento por serviços ambientais para toda a região.

Leia também

Programa de Restauração Florestal

Programa de Restauração Florestal

Banco de Áreas para Restauração da Mata Atlântica

Banco de Áreas para Restauração da Mata Atlântica

Restauração e Conservação de Manguezais

Restauração e Conservação de Manguezais