Monumento Natural Gruta dos Escravos
23.02.2022- por itpaA Lei Federal nº 9.985/00 garante a preservação dos “sítios naturais raros, singulares e de grande beleza cênica”. Seguindo os critérios dessa lei, a Prefeitura de Miguel Pereira – através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – com o auxílio do ITPA e apoio do CONDEMA (Conselho de Meio Ambiente) criou a Unidade de Conservação que encaixa o Monumento Natural Gruta dos Escravos. Com 34.000m², a Unidade de Conservação fica no entorno da Gruta dos Escravos, monumento antes pertencente à Fazenda Ribeirão das Flores, que foi desapropriada.
A proposta de transformação da área desapropriada na criação da Unidade de Conservação foi feita em função do seu valor histórico e raro em função da Gruta dos Escravos. Mas além disso, a criação do Monumento Natural trouxe mais uma vantagem para Miguel Pereira: a ampliação dos recursos de ICMS Verde. O ITPA agiu junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para garantir que o município recebesse um valor maior de ICMS.
O Monumento:
A Gruta dos Escravos foi construída por escravos, no século XVIII, na Serra do Couto, em homenagem à Nossa Senhora da Penna. Além da capela, a gruta possui várias pedras que foram talhadas pelos escravos.