Plano de Gestão Ambiental Integrada
Fonte:

Plano de Gestão Ambiental Integrada

24.02.2022- por itpa

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente são órgãos que atuam no licenciamento ambiental e na fiscalização das atividades potencialmente poluidoras dentro de um município. Com a missão de defender o Meio Ambiente, elas têm uma grande dificuldade em desenvolver projetos e políticas ambientais, devido às deficiências dos demais órgãos municipais de meio ambiente.

Partindo dessa premissa, o ITPA desenvolveu uma metodologia para ajudar no desenvolvimento institucional de secretarias municipais de meio ambiente, baseado na Agenda 21, para que cada uma delas possa garantir a melhoria da qualidade dos recursos naturais de cada município e seu desenvolvimento sustentável.

Estratégia

Agenda 21 é um processo de planejamento participativo de um determinado local que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos.

No Fórum também são definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações. A intenção é auxiliar as secretarias a definir e gerir a política municipal de meio ambiente, não comprometendo as funções sócio-ambientais do município, além de proteger os ecossistemas no espaço territorial municipal. A busca deve ser por sua conservação, ou, quando degradados, por sua recuperação. O auxílio à captação de recursos também é um ponto estratégico desta Gestão Ambiental Integrada.

Leia também

Plano de Gestão Costeira da Baía de Guanabara

Plano de Gestão Costeira da Baía de Guanabara

Sítios Ramsar

Sítios Ramsar

Áreas Prioritárias para Produção de Água

Áreas Prioritárias para Produção de Água