Sítios Ramsar
Fonte:

Sítios Ramsar

24.02.2022- por itpa

Durante dois anos, entre os meses de junho de 2005 e 2007, o ITPA, com o apoio da Universidade Norte Fluminense e Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA), identificou áreas úmidas no Norte Fluminense, além de outras atividades, com base nos critérios da Convenção de Ramsar . No final, foi desenvolvido um relatório técnico para fundamentar a proposta de inclusão destes terrenos (trecho entre o Rio Itabapoama e Rio das Ostras) no tratado.

Criada durante reunião na cidade iraniana de Ramsar em fevereiro de 1971, a Convenção das Terras Úmidas (como também é chamada) preza pela proteção e uso sustentável das terras úmidas a partir de cooperações nacionais e internacionais. Ela só entrou em vigor, no entanto, quatro anos depois. Os mais de 150 países que a ratificaram devem indicar um sítio para a Lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional. A partir deste momento, torna-se importante que sejam realizadas políticas, novas legislações e educação ambiental, para garantir a sustentabilidade da área.

Entre outros deveres, os membros signatários devem cooperar com zonas semelhantes transfronteiriças e conservação de espécies comuns. Caso, porém, um sítio Ramsar passe por sérias ameaças, é possível colocá-lo na relação de terrenos prioritários para conservação, algo que pode render mecanismos de apoio e aconselhamento técnico em curto prazo.

Resultados

 

Brasil na Convenção

O Brasil ratificou a Convenção em 1993. Ao todo, possui oito locais em áreas úmidas nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Rio Grande do Sul que fazem parte da lista RAMSAR, o que o coloca em quarto no ranking mundial. Somados, estes locais chegam a 6,5 milhões de hectares. O estado do Rio de Janeiro, por exemplo, abriga ambientes super diversos, como brejos, brejos-entre-cordões-restingas, manguezais, estuários, lagos, entre outros, todos considerados de preservação permanente.

Apenas no espaço que vai do leste até o norte da costa fluminense, entre a faz dos rios das Ostras e Itabapoana, existem áreas úmidas singulares. Grande parte dela é conhecida como Baixada dos Goytacazes. São justamente estes ecossistemas que precisam receber maior atenção, pesquisa e preservação, uma vez que são complexos, frágeis e capazes de diagnosticar atividades sustentáveis, em uma união sadia entre desenvolvimento socioeconômico e conservação da natureza.

Leia também

Plano de Gestão Ambiental Integrada

Plano de Gestão Ambiental Integrada

Plano de Gestão Costeira da Baía de Guanabara

Plano de Gestão Costeira da Baía de Guanabara

Áreas Prioritárias para Produção de Água

Áreas Prioritárias para Produção de Água