Agenda 21 Paty do Alferes
Fonte:

Agenda 21 Paty do Alferes

24.02.2022- por itpa

Idealizada durante a Conferências das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (também conhecida como ECO-92), realizada no Rio de Janeiro, em 1992, a Agenda 21, de acordo com o site do Ministério do Meio Ambiente (MMA), “pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica”.

Um de seus sub-grupos no Brasil é conhecido como Agenda 21 Local, a partir do qual existe um planejamento com participação de toda a sociedade para a instituição de um fórum capaz de discutir métodos para um desenvolvimento sustentável – através de ações de curto, médio e longo prazos. Entre 2005 e 2006, o ITPA, com recursos financeiros do Fundo Nacional do Meio Ambiente e apoio técnico da Prefeitura Municipal de Paty do Alferes, SEBRAE, IBAMA e de 21 entidades integrantes do fórum, construiu a Agenda 21 do município fluminense de Paty do Alferes, utilizando metodologias participativas.

Com a união entre a sociedade civil e o poder público, um raio-x com todas as potencialidades e vulnerabilidades do município foi realizado a partir de diagnósticos com comunidades rurais e urbanas. O foco, claro, era o plano estratégico de ações para o desenvolvimento de uma cidade sustentável. A associação entre as questões físicas, ambientais, econômicas e sociais, tendo as sub-bacias hidrográficas como unidade de planejamento (em função da importância da relação entre floresta e água para o abastecimento da população e a manutenção dos serviços ambientais indispensáveis à vida), foi um dos eixos principais do trabalho.

Resultado

Conheça melhor a experiência da Agenda 21 Local de Paty do Alferes e os membros do Fórum 21 acessando o Portal da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais.

Leia também

Plano de Gestão Ambiental Integrada

Plano de Gestão Ambiental Integrada

Plano de Gestão Costeira da Baía de Guanabara

Plano de Gestão Costeira da Baía de Guanabara

Sítios Ramsar

Sítios Ramsar