Regenera América apoia o projeto Águas do Rio
Fonte:

Regenera América apoia o projeto Águas do Rio

24.09.2022- por itpa

Em 2021, o Mercado Livre criou o Programa Regenera América, com o objetivo de apoiar projetos de conservação e regeneração em toda a América Latina. Em 2022, em parceria com a Pachama, empresa norte-americana que utiliza inteligência artificial, imagens de satélite e machine learning para calcular a quantidade de carbono capturado, a iniciativa foi renovada com adicional de investimento de R$ 48 milhões.

No Rio de Janeiro, o ITPA foi a organização escolhida para receber o aporte que incentiva o projeto Águas do Rio (Tinguá-Bocaina), que visa a geração de corredores biológicos em áreas fragmentadas da Mata Atlântica. A expectativa é contribuir para a proteção das bacias hidrográficas da região. Serão 70 hectares recuperados com o plantio de cerca de 116 mil árvores nativas. A recuperação resultará no sequestro de  27 mil toneladas de carbono da atmosfera. O projeto colabora com a operação de três viveiros e na geração de 20 empregos diretos locais e 50 indiretos.

Além do estado do Rio, o programa vai investir em mais três estados do Brasil (São Paulo, Bahia e Amazonas), e no México.

Em São Paulo, o projeto Corredores de Vida, implementado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), foi incentivado pelo programa para regenerar mais de 2,9 mil hectares de Mata Atlântica, o equivalente a 7 milhões de árvores que, ao longo de seu crescimento em 25 anos, sequestrarão mais de 700 mil toneladas de carbono. Em 2022, recebeu novo aporte que permitirá restaurar 50 hectares a mais do bioma presente no estado, a partir do plantio de mais de 100 mil plantas nativas.

Na Bahia, o investimento vai para o projeto Corredor Pau Brasil, que deve restaurar 70 hectares de Mata Atlântica a partir do plantio de árvores nativas do estado. A iniciativa desenvolvida pela ONG Natureza Bela vai ser implementada em parceria com proprietários de terra para regenerar os 20% obrigatórios de áreas de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente de suas propriedades. O financiamento para a geração de carbono é um caminho alternativo para que a restauração realmente aconteça e em um prazo menor.

Além do fortalecimento da biodiversidade e dos processos locais de conservação, o Regenera America vai contribuir com a geração de renda local a partir da criação de um corredor biológico entre dois importantes parques nacionais: o Parque Nacional do Monte Pascoal e o Parque Nacional do Pau Brasil.  Ao todo, serão plantadas 116 mil mudas, muitas delas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Atualmente, a região possui povos indígenas que também poderão ser beneficiados pelo projeto, atuando em uma cooperativa de plantio de mudas parceira da mesma ONG.

Já no Amazonas, o Café Apuí prevê a criação de projetos florestais na Amazônia a partir do fomento de sistemas de produção agroflorestais. Realizado em parceria com o Idesam, o projeto vai contribuir ainda com o desenvolvimento da agricultura responsável e geração de renda para cerca de 30 produtores familiares locais. Atualmente, o plantio de café em agrofloresta em Apuí, região sul do estado, culminou com a comercialização de duas marcas de alta qualidade em cafezais antes abandonados pela baixa produtividade. Os grãos crescem à sombra da floresta que abraça o cafezal.

Leia também

Jogos Verdes

Jogos Verdes