Pesquisa de Ictiofauna
24.02.2022- por itpaDesde o início do trabalho no Corredor de Biodiversidade Tinguá-Bocaina (CBTB), o ITPA começou a fazer estudos sobre a saúde ambiental da região com o auxílio de pesquisadores de diferentes instituições. Uma das prioridades é o acúmulo de conhecimento na região. Com o início do Projeto Produtores de Águas e Florestas (PAF), as pesquisas foram aprimoradas para a construção de um protocolo de monitoramento e acompanhamento da qualidade ambiental e da biodiversidade na região.
Em 2009, este documento começou a ser perseguido na área piloto do PAF, em Rio Claro. Por este motivo, foram realizados estudos da avifauna e ictiofauna da microbacia do rio das Pedras, com o intuito de relacionar a ocorrência de espécies e a condição dos habitats. Os resultados, registrados e acompanhados, são fundamentais para uma orientação de médio e longo prazo sobre como se comporta a natureza e seus principais riscos e possibilidades.
Ictiofauna
A bacia do Rio das Pedras, em Lídice, Rio Claro, é uma das formadoras do rio Piraí, que, por sua vez, vê as águas serem desviadas para o Guandu com o intuito produção de energia hidrelétrica e abastecimento da população habitante da região metropolitana do Rio de Janeiro. Em junho de 2009 e setembro de 2010 duas amostras sobre a estrutura das comunidades de peixes com ocorrência nos rios das Pedras e Papudos foram recolhidas com a função de monitorar a qualidade de água.
Ao todo, 25 espécies de peixes na bacia foram verificadas a partir de instrumentos como puçás e tarrafas. Este número indica uma média de 9,3 espécies por localidade, uma taxa considerada alta, mas que não indica a saúde do ambiente, embora signifique diretamente a diversidade de ambientes e reflita o gradiente longitudinal dos rios. Ao mesmo tempo, a composição ictiofaunística das comunidades analisadas tornou possível a aproximação com os impactos causados pelos seres humanos.
Bons indicadores de qualidade ambiental:
Pareiorhina rudolphi
Characidium lauroi
Hemipsilichthys gobio
Indicadores de paisagens exóticas e espécies degradadas:
Rhamdia sp. af. R. quelen
Pimelodella sp.
Geophagus brasiliensis
Phalloceros harpagos
Guia de Identificação das Espécies de PEIXES da Bacia do Rio das Pedras
O monitoramento do Projeto Produtores de Água e Floresta – PAF resultou em um guia para quem tem o desejo de conhecer melhor a rica fauna que ocorre na região de Rio Claro, RJ. Interessados podem baixar o conteúdo do guia clicando aqui.
Autores do estudo: Paulo Andreas Buckup, João Coimbra Pascoli, Fernando Luiz Kilesse Salgado, José R. Gomes, Leandro Villa Verde da Silva, Maria Clara Nunes Ramos Chaves.