Parque Natural Municipal Curió
Fonte:

Parque Natural Municipal Curió

23.02.2022- por itpa

Parque Municipal Natural Curió

Segundo maior parque municipal do estado do Rio de Janeiro, foi criado em 2009 com 913 hectares. O ITPA participou de todo o processo de criação da unidade, rica em recursos hídricos, como mananciais e nascentes, além de alto grau de beleza cênica. Estes atributos conferem, à área, alto potencial de conservação, também por estar no mais representativo remanescente de Mata Atlântica da zona central do Corredor de Biodiversidade Tinguá – Bocaina – parte integrante de um dos terrenos prioritários para a preservação desse ecossistema.

Zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o perímetro ocupado pelo Curió é constituído, em sua maior parcela, por florestas baixo montanas, historicamente devastadas em função dos processos de ocupação das Baixadas. É rico em espécies de aves, algumas ameaçadas de extinção. O Plano de Manejo foi desenvolvido pelo Instituto, que ainda prestou auxílio para a prefeitura no processo de desapropriação de terras, o primeiro realizado em todo o Rio de Janeiro (no âmbito das unidades de conservação municipais) com recursos de compensação ambiental.

Esta unidade assume importância estratégica ao proteger remanescentes florestais significativos e possibilitar, ao longo do tempo, a conectividade entre as porções de vegetação isoladas – além do intercâmbio de espécies, algo que oferece maior diversidade genética e manutenção da biodiversidade. O parque também apresenta grande riqueza de recursos hídricos, como mananciais e nascentes, que precisam de cuidado.

O nome

A região é lar de uma série de espécies da avifauna que sofrem com o declínio populacional em todo o sudeste, como o cuspidor (Conopophaga melanops) e o entufado (Merulaxis ater). Mas o nome da unidade surgiu em função do fato de que ela mantém habitats ideais para a multiplicação do número de curiós (Oryzoborus angolensis) na vida selvagem. É curioso (e, ao mesmo tempo, preocupante) que, durante as pesquisas de campo realizadas pelo ITPA e parceiros, nenhum indivíduo da ave tenha sido encontrado, em virtude da excessiva captura, principalmente. O dialeto da população destes bichos é considerado único no país.

Características

Os climas brando subtropical nas áreas montanhosas e tropical quente e úmido nos compartimentos mais baixos são bem definidos. Chega a altitudes de até 690 metros. O município de Paracambi tem, de modo geral, florestas em bom estado de conservação, mas ainda existem práticas agrícolas tradicionais em alguns pontos específicos. A unidade está dentro da bacia hidrográfica do rio Guandu e possui o melhor remanescente de vegetação de toda a cidade.

Isto posto, os parceiros entenderam que o manejo da área deveria ser feito através da criação de um parque, unidade de conservação de proteção integral, com vistas à proteção da natureza e uso indireto de seus recursos naturais. Ele cuida dos ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, mas aceita pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e turismo, entre outros. O Parque do Curió une a Serra das Araras e a Reserva Biológica do Tinguá.

As atividades desenvolvidas dentro desta unidade de conservação devem obedecer às seguintes diretrizes:

Leia também

Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)

Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)

Parque Estadual Cunhambebe

Parque Estadual Cunhambebe

Plano de Estruturação do Corredor Frei Velloso e Parque Estadual da Pedra Branca

Plano de Estruturação do Corredor Frei Velloso e Parque Estadual da Pedra Branca