Observação de Aves nas Unidades de Conservação Estaduais
Fonte:

Observação de Aves nas Unidades de Conservação Estaduais

24.02.2022- por itpa

Observação de Aves

O Brasil oferece grande potencial para atrair observadores de aves (birdwatchers) de todo o mundo e esta atividade vem crescendo no país.

A prática da Observação de Aves é uma aliada na conservação e geração de conhecimento sobre a biodiversidade. Muitas espécies de aves podem ser identificadas, contribuindo para o conhecimento científico pelo olhar do cidadão. Portanto trata-se de uma atividade não só bem-vinda como incentivada.

O bioma Mata Atlântica é um espaço privilegiado para a Observação de Aves, totalizando atualmente 891 espécies de aves conhecidas, ou seja, 46% do total registrado no país, com a presença de espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção. Só no Estado do Rio de Janeiro são 769 espécies de aves, e as unidades de conservação estaduais são excelentes locais para observá-las.

Observe, registre e compartilhe!

Os folders facilitam a vida dos observadores de aves. Ao identificar uma espécie o visitante poderá anotar e – se possível – fotografar para fazer o registro. Essa colaboração, que pode ser realizada por qualquer pessoa, chamada de ciência cidadã, auxilia no monitoramento das espécies, na proteção da biodiversidade e contribui para a gestão das unidades de conservação. Basta fazer a lista, enviar para a equipe do parque e ajudar a manter as nossas aves conhecidas e protegidas!

Programa Vem Passarinhar-RJ

Sob a coordenação da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dibap), do Inea, o Programa Vem Passarinhas-RJ nas unidades de conservação teve início em 2015. Em seu curto período de existência já apresenta resultados expressivos em prol da conservação e do papel educador que a atividade pode oferecer.

Ao longo de 2015 foram observadas 400 espécies de aves, ou seja, 52% de toda a avifauna registrada no território do Estado do Rio de Janeiro. Desse total, 140 espécies são endêmicas da Mata Atlântica. Das espécies registradas desde o início do programa, 130 estão em alguma categoria ou status de ameaça.

Todos os meses do ano, o Programa Vem Passarinhar-RJ reúne observadores de aves e amantes da natureza. Acompanhe o calendário dos encontros aqui.

Leia também

Gestão do uso público nos parques estaduais do Rio de Janeiro

Gestão do uso público nos parques estaduais do Rio de Janeiro