Agricultura Familiar em Faixa de Dutos
Fonte:

Agricultura Familiar em Faixa de Dutos

24.02.2022- por itpa

A partir de metodologia construída em parceria com a Petrobras e com sua subsidiária Transpetro, o ITPA implantou hortaliças orgânicas sobre as faixas de dutos que sofriam ocupações constantes.  Ao todo, mais de 100 mil alunos da rede de ensino dos municípios de Nova Iguaçu Duque de Caxias foram abastecidos com produtos orgânicos e de ótima qualidade. E um número superior a 55 famílias de comunidades situadas abaixo da linha da pobreza também foi beneficiado.

Um dos principais objetivos da produção de mais de 100 mil metros quadrados de hortas orgânicas era garantir a participação das comunidades locais. O projeto gerou renda, proteção de áreas naturais e capacitação de agricultores locais, responsáveis pela produção das hortas com ajuda inicial de uma equipe técnica especializada. Em seguida, eles se tornaram os próprios gestores, com a formação da Cooperativa de Agricultores Familiares de Agricultura Orgânica – UNIVERDE. Esta iniciativa rendeu uma série de prêmios, em especial o maior troféu de tecnologia ligado à indústria de petróleo do mundo, o Global Pipeline Awards (oferecido pela American Society of Mechanical Engineers). Projetos de tecnologias de engenharia, não apenas responsabilidade social, concorreram na mesma categoria.

Resultados alcançados

Possibilidades

Consequência do projeto

 

Maurício Ruiz, secretário-executivo do ITPA, foi um dos seis finalistas do Empreendedor Social 2007, fornecido pela Fundação Shwab Folha de S. Paulo. Promovido em 27 países, o prêmio estava em sua terceira edição naquele ano e teve o recorde de inscrições até então: 350 candidatos. O projeto da Agricultura Familiar em Faixas de Dutos foi um dos principais elementos que ajudaram na conquista.

Leia também

Sistemas Agroflorestais

Sistemas Agroflorestais