Restauração de Manguezal na APA de Guapi-Mirim – Projeto Floresta Viva — Edital Manguezais do Brasil
Fonte:

Restauração de Manguezal na APA de Guapi-Mirim – Projeto Floresta Viva — Edital Manguezais do Brasil

02.04.2025- por Maurício Ruiz Branco

Os manguezais são ecossistemas essenciais para o equilíbrio ambiental. Eles atuam como berçários para diversas espécies marinhas, ajudam a estabilizar a linha costeira e são grandes aliados no combate às mudanças climáticas, armazenando até cinco vezes mais carbono do que florestas tropicais. No entanto, esse ecossistema vem sendo degradado ao longo dos anos.

Para reverter esse cenário, o ITPA está realizando a restauração desses ecossistemas na APA de Guapi-Mirim por meio do Projeto Floresta Viva — Edital Manguezais do Brasil. O Floresta Viva é uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada à recuperação ecológica nos biomas brasileiros. O edital Manguezais do Brasil conta com o apoio financeiro da Petrobras e tem o FUNBIO como parceiro gestor.

Serão restaurados mais 2.000.000 metros quadrados fortalecendo a biodiversidade da Mata Atlântica em uma região considerada prioritária para recuperação de manguezais no Brasil. Além disso, a restauração dos manguezais beneficia diretamente as comunidades locais, gerando oportunidades de emprego, capacitação e incentivando práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais. A APA de Guapi-Mirim é um dos últimos grandes remanescentes de manguezal do Estado do Rio de Janeiro, e sua preservação é fundamental para manter o equilíbrio ecológico, com forte efeito para a mitigação das mudanças climáticas gerando uma zona de proteção costeira.

Acompanhe o trabalho no Instagram @manguezaisvivos e fique por dentro de novas atualizações.

Leia também