Pesquisa sobre Águas
Fonte:

Pesquisa sobre Águas

24.02.2022- por itpa

A maior parte das ações do ITPA buscam melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de água nas bacias hidrográficas, em especial aquelas que tem vocação para o abastecimento público. Por isso, nossos projetos sempre contam com sistemas de monitoramento que nos permitirão medir os seus resultados ao longo do tempo.

Como exemplo, citamos os voluntários do Projeto Produtores de Água e Floresta que efetuam, diariamente, a análise da precipitação em três pontos da Bacia do Rio das Pedras desde 2010. Os dados são resumidos em gráficos de precipitação mensal acumulada e precipitação máxima. Já em 2012, a vazão do Rio das Pedras começou a ser aferida através do micromolinente e contar de pulsos Hidromec. Para chegar ao resultado final da vazão, é preciso multiplicar a área da seção do rio pela velocidade do fluxo d’água.

Três réguas limnimétrica, que acompanham a variação do nível dos cursos d’água diariamente, também foram instaladas na mesma bacia. Esta análise é feita por três estudantes-bolsistas da região contratados pelo ITPA.

O ITPA, em parceria com a CEDAE, realiza a cada 2 meses a avaliação da qualidade da água em 9 pontos distintos na Bacia do Rio das Pedras. São avaliados os seguintes parâmetros de qualidade da água: pH, Turbidez, Determinação da Demanda Química de Oxigênio, Determinação da Demanda Bioquímica de Oxigênio, Coliformes Termololerantes, Nitrogênio Amoniacal, Nitrito, Nitrato, Fósforo Total e Cor Verdadeira. Os resultados demonstram que apenas em alguns pontos o parâmetro de Coliformes Termotolerantes está fora dos padrões estabelecidos pela Resolução Nº 357 do CONAMA.

Outro estudo relevante que subsidiou políticas públicas de conservação das águas, foi o estudo denominado “Caracterização das bacias aéreas e avaliação da chuva oculta nos contrafortes da Serra do Mar – RJ” financiado pelo ITPA e coordenado pelo Laboratório de Manejo de Bacias Hidrográficas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Este estudo permitiu identificar a características do relevo que influenciam na inteceptação vertical das massas de ar úmidas pelas florestas e colaborou a identificação de áreas prioritárias para a produção de água.

Leia também

Plano de Gestão Ambiental Integrada

Plano de Gestão Ambiental Integrada

Plano de Gestão Costeira da Baía de Guanabara

Plano de Gestão Costeira da Baía de Guanabara

Sítios Ramsar

Sítios Ramsar