Pesquisa de Avifauna
Fonte:

Pesquisa de Avifauna

24.02.2022- por itpa

A relação entre aves e a vegetação é estreita, o que torna estes animais excelentes indicadores ambientais, tanto em relação à qualidade dos ecossistemas, quanto no registro de alterações nos mesmos. A Serra do Mar é, sem dúvida, uma das regiões mais bem conservadas da Mata Atlântica, bioma rico e extremamente ameaçado no Brasil. Dentro da Serra do Mar encontra-se a microbacia do Rio das Pedras, no município de Rio Claro, Rio de Janeiro. Foi lá que o ITPA, em parceria com o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolveu o projeto “Inventário, mapeamento e proposta para o monitoramento da avifauna na microbacia do Rio das Pedras, Rio Claro, RJ”.

Os objetivos do projeto foram:

Listar a avifauna da microbacia do Rio das Pedras a partir de dados primários e secundários;

Indicar o grau de conservação do ambiente através das espécies observadas, enfocando as espécies indicadoras de boa conservação ambiental;

Apontar as espécies prioritárias para a restauração ambiental;

Apresentar uma proposta para o monitoramento da avifauna na microbacia do Rio das Pedras.

Ao todo, quatro pontos foram escolhidos para o estudo, nos quais, durante 16 dias de trabalho, houve o registro de 231 aves: destas, 29 nunca tinham sido descritas na literatura dentro da área de estudo. Os números impressionam: 64 são endêmicas da Mata Atlântica, ou seja, só existem neste bioma, entre as quais destacam-se, por exemplo, espécies de beija flores (Phaethornis eurynome), pica paus (Veniliornis maculifrons), cotingídeos (Carpornis cucullata e Lipaugus lanioides) e tangarás (Tangara seledon, T. desmaresti e T. cyanoventrisi); 4 estão ameaçadas de extinção e 18 são classificadas como de alta sensibilidade a pertubações ambientais.

As aves que foram consideradas fundamentais no processo de restauração florestal são as espécies frugívoras e as nectívoras, importantes polinizadores e dispersores de sementes. Confira o projeto clicando aqui.

Leia também

Pesquisa de Ictiofauna

Pesquisa de Ictiofauna