Dia do Clima (Dia C)
Fonte:

Dia do Clima (Dia C)

24.02.2022- por itpa

O Dia do Clima, também conhecido como Dia C, é um gesto simbólico, que tem o objetivo de unir parceiros em todos os setores da sociedade (poder público, iniciativa privada, entidades sem fins lucrativos e grupos organizados) para o plantio voluntário do maior número possível de mudas da Mata Atlântica, em todo o estado do Rio de Janeiro, em um único dia.

A primeira edição desta ação voluntária aconteceu em 2009 e a segunda em 2010. Juntas, elas resultaram em mais de 200 mil novas árvores plantadas em dezenas de municípios do Rio. Ao longo de seu processo de crescimento, as árvores ajudam na captação de água da chuva e manutenção da qualidade dos recursos hídricos; sequestram carbono da atmosfera (responsável pelo aquecimento global); e reduzem a erosão no solo.

A data também destaca a importância e urgência de restauração da Mata Atlântica – bioma rico em biodiversidade e recursos naturais, mas ameaçado em função dos impactos humanos históricos. Pensando nisso, na segunda edição, em 2010, o ITPA realizou uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação, que envolveu as crianças e adolescentes no processo – algo fundamental, uma vez que serão eles os futuros tomadores de decisões. Na ocasião foi desenvolvido um manual com instruções de plantio para ser distribuído entre alunos e professores.

Leia também

ICMS Ecológico

ICMS Ecológico

Cúpula das Águas e Florestas

Cúpula das Águas e Florestas

Ato em Defesa do Código Florestal

Ato em Defesa do Código Florestal