Cúpula das Águas e Florestas
Fonte:

Cúpula das Águas e Florestas

24.02.2022- por itpa

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 (realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro), o ITPA foi o responsável pela Cúpula das Águas e Florestas, tenda localizada no Aterro do Flamengo, onde aconteceu a Cúpula dos Povos – evento organizado pela sociedade civil que ocorreu paralelamente à Conferência oficial. O objetivo era claro: organizar e proporcionar a participação da sociedade civil para debater as questões relacionadas aos temas Águas e Florestas. Foi exatamente o que aconteceu.

Embora a Rio+20 não fosse exclusivamente sobre meio ambiente, as duas principais teses apresentadas pelas Nações Unidas estavam intimamente relacionadas à definição de estratégias para a solução dos problemas ambientais nas escalas globais e locais. Portanto, a Cúpula das Águas e Florestas teve importante participação no processo através do diálogo entre as atuais instâncias no sistema de gestão das águas e florestas, sejam deliberativas, consultivas ou de planejamento participativo.

A Cúpula foi um chamado à integração entre Redes, Comitês de BaciaConselhos Municipais, Conselhos Gestores de Unidades de Conservação, Agendas 21 Locais, a etnia Huni Khuin e as Secretarias Municipais envolvidas com a gestão de águas e territórios na Mata Atlântica. Um espaço compartilhado e autogestionado por redes sociais parceiras do ITPA, como a REBAL – Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, REBEA – Rede Brasileira de Educação Ambiental, Rede Internacional do Tratado de Educação Ambiental e Rede Olhares da Juventude, entre outras organizações.

Os temas-base discutidos entre os dias 15 e 23 de julho foram:
• Práticas inovadoras e sustentáveis de manejo de recursos naturais;
• Educação ambiental;
• Papel das Agendas 21 Locais nos desafios rumo ao desenvolvimento sustentável;
• No dia da mobilização foram abordados os temas: a inconstitucionalidade do novo código florestal, que contou com a participação de um procurador da república, e as consequências do fechamento do Aterro de Gramacho a partir da ótica de ex-catadores.

Resultados
Confira os resultados do projeto no caderno digital a ser disponibilizado para toda a rede participante e sociedade civil.

Leia também

ICMS Ecológico

ICMS Ecológico

Ato em Defesa do Código Florestal

Ato em Defesa do Código Florestal

Não afoguem as ilhas do Paraíba

Não afoguem as ilhas do Paraíba