Banco de Sementes e Viveiro Escola
Fonte:

Banco de Sementes e Viveiro Escola

24.02.2022- por itpa

O ITPA realiza, desde 2016, um projeto de Educação Ambiental com alunos de escolas estaduais localizadas no município de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro. Durante todo o ano letivo, os estudantes participam de diversas ações voluntárias ligadas ao instituto como reflorestamento, produção de mudas e atividades sociais.

As primeiras turmas do projeto realizaram as atividades em espaços divididos entre a própria escola, a sede do ITPA e espaços de parceiros da ONG, como o viveiro de mudas. O encerramento do primeiro ano do programa foi marcado por um mutirão de plantio, em dezembro de 2016. Mais de um milhão de árvores foram plantadas na ocasião.

Desde então o projeto só cresceu e ganhou força. A quantidade de escolas e alunos interessados em participar aumentou e atualmente a iniciativa soma mais de mil estudantes.

Pensando nisso, o ITPA montou um viveiro escola em sua sede. Nele, os alunos montam mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, que serão utilizadas para reflorestamento de áreas da cidade. Junto ao espaço verde para atividades ao ar livre e a sala de capacitação, onde são ministradas as aulas, a base utilizada pelos funcionários da ONG se tornou completa para o projeto. Agora, o instituto está sempre rodeado de alunos que fazem e acontecem, valorizando a sustentabilidade e o meio ambiente!

Leia também