Pesquisa de Ictiofauna
Fonte:

Pesquisa de Ictiofauna

24.02.2022- por itpa

Desde o início do trabalho no Corredor de Biodiversidade Tinguá-Bocaina (CBTB), o ITPA começou a fazer estudos sobre a saúde ambiental da região com o auxílio de pesquisadores de diferentes instituições. Uma das prioridades é o acúmulo de conhecimento na região. Com o início do Projeto Produtores de Águas e Florestas (PAF), as pesquisas foram aprimoradas para a construção de um protocolo de monitoramento e acompanhamento da qualidade ambiental e da biodiversidade na região.

Em 2009, este documento começou a ser perseguido na área piloto do PAF, em Rio Claro. Por este motivo, foram realizados estudos da avifauna e ictiofauna da microbacia do rio das Pedras, com o intuito de relacionar a ocorrência de espécies e a condição dos habitats. Os resultados, registrados e acompanhados, são fundamentais para uma orientação de médio e longo prazo sobre como se comporta a natureza e seus principais riscos e possibilidades.

Ictiofauna

A bacia do Rio das Pedras, em Lídice, Rio Claro, é uma das formadoras do rio Piraí, que, por sua vez, vê as águas serem desviadas para o Guandu com o intuito produção de energia hidrelétrica e abastecimento da população habitante da região metropolitana do Rio de Janeiro.  Em junho de 2009 e setembro de 2010 duas amostras sobre a estrutura das comunidades de peixes com ocorrência nos rios das Pedras e Papudos foram recolhidas com a função de monitorar a qualidade de água.

Ao todo, 25 espécies de peixes na bacia foram verificadas a partir de instrumentos como puçás e tarrafas. Este número indica uma média de 9,3 espécies por localidade, uma taxa considerada alta, mas que não indica a saúde do ambiente, embora signifique diretamente a diversidade de ambientes e reflita o gradiente longitudinal dos rios. Ao mesmo tempo, a composição ictiofaunística das comunidades analisadas tornou possível a aproximação com os impactos causados pelos seres humanos.

Bons indicadores de qualidade ambiental:

Pareiorhina rudolphi

Characidium lauroi

Hemipsilichthys gobio

Indicadores de paisagens exóticas e espécies degradadas:

Rhamdia sp. af. R. quelen

Pimelodella sp.

Geophagus brasiliensis

Phalloceros harpagos

Guia de Identificação das Espécies de PEIXES da Bacia do Rio das Pedras

O monitoramento do Projeto Produtores de Água e Floresta – PAF resultou em um guia para quem tem o desejo de conhecer melhor a rica fauna que ocorre na região de Rio Claro, RJ. Interessados podem baixar o conteúdo do guia clicando aqui.

Autores do estudo: Paulo Andreas Buckup, João Coimbra Pascoli, Fernando Luiz Kilesse Salgado, José R. Gomes, Leandro Villa Verde da Silva, Maria Clara Nunes Ramos Chaves.

Leia também

Pesquisa de Avifauna

Pesquisa de Avifauna