Comitê de Bacia
Fonte:

Comitê de Bacia

24.02.2022- por itpa

Instituídos por lei, graças ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos e aos Sistemas Estaduais, os Comitês de Bacias Hidrográficas têm papel deliberativo e atuam diretamente na gestão participativa e integrada da água. São compostos, sempre, por representantes do poder público, da sociedade civil e dos principais usuários daquele precioso bem. Em geral, eles podem ser federais ou estaduais, de acordo com a representatividade da bacia.

Principais atribuições, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente:

resolução número 5, que estabeleceu os comitês, é recente: ano 2000. Ela prevê, por exemplo, que 40% dos representantes dos comitês sejam dos usuários. Já a sociedade civil deve ter um mínimo de 20%. Já em territórios que ocupam tribos indígenas, membros do Funai e das próprias comunidades devem ser inseridos. O Ministério das Relações Exteriores também é chamado nos casos dos rios fronteiriços e transfronteiriços. Os estados devem fazer as suas próprias regulamentações.

No Corredor de Biodiversidade Tinguá-Bocaina, no estado do Rio de Janeiro, as maiores e mais importantes bacias são gerenciadas pelo Comitê Guandu, rio que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro. Este Comitê é um dos mais atuantes no país e, além de servir como espaço de resolução de conflitos, é também um forte apoiador de iniciativas de desenvolvimento sustentável. O ITPA tem participação efetiva neste trabalho. Um dos programas que a entidade desenvolveu o conjunto com o Comitê foi o Produtores de Águas e Florestas, projeto que entra em seu segundo ano e já restaurou 60 hectares de Mata Atlântica (além de conservar 920 hectares).

Para saber mais informações, clique aqui aqui.

Leia também

Câmara de Compensação

Câmara de Compensação

Conselhos Locais

Conselhos Locais

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica