Biossistemas
Fonte:

Biossistemas

24.02.2022- por itpa

Biossistemas

Com o intuito de melhorar a qualidade da água que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro a um custo baixo e adequado às características das zonas rurais, o ITPA implantou unidades demonstrativas de biossistemas que tratam o esgoto com até 99% de eficiência. Eles também produzem biogás para o uso doméstico. Atualmente, existem três biossistemas implantados na região do Corredor – suficientes para beneficiarem diretamente vinte residências e cerca de cem indivíduos.

São três tipos:

Modelo Coletivo = Atende, ao mesmo tempo, 20 residências.

Modelo para Criação Animal = Trata efluentes de suínos e humanos, integrado com a criação de peixe.

Modelo para Residências Rurais = Consorciado com plantios agroflorestais.

A utilização destas unidades permite que as famílias envolvidas economizem os valores de, aproximadamente, até 127 boutijões de gás por ano (com as três unidades juntas), fato que gera um efeito direto sobre a renda das mesmas. Elas estão dentro do Projeto Produtores de Águas e Florestas, no componente chamado saneamento rural. O sistema integrado de fruticultura e criação de peixe permite que o rendimento mensal seja ainda maior.

O Modelo Coletivo é um ótimo exemplo do sucesso desta empreitada, uma vez que mostra ser viável o tratamento para pequenos bairros rurais. A experiência foi tão bem sucedida que os órgãos oficiais, comitê de bacia e proprietários rurais já demandam novos projetos semelhantes. O ITPA já possui projetos modelo para residências rurais e outro para criação animal. Portanto, os interessados em implantar biossistemas podem entrar em contato conosco.

Parceiros

Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro/ITPA/Comitê Guandu/The Nature Conservancy e Prefeitura de Rio Claro.

Leia também

Saneamento Rural

Saneamento Rural