UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Área de proteção ambiental (APA) do Guandu
Criada em 2007, a área de proteção ambiental do Guandu é um exemplo da força ambientalista no Estado do Rio de Janeiro.

» Abrir
Monumento Natural Gruta dos Escravos
Com 34.000m², a Unidade de Conservação fica no entorno da Gruta dos Escravos, monumento raro e de grande valor histórico.

» Abrir
Área de proteção ambiental (APA) de Mangaratiba
Com 25 mil hectares essa APA tem como objetivo preservar a diversidade biológica e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

» Abrir
Parque Estadual do Desengano
Criado em 1970, o Parque Estadual do Desengano é a mais antiga das unidades de conservação estaduais localizada no norte do Estado do Rio de Janeiro.

» Abrir
Parque Natural Municipal da Rocha Negra
Criado em 2010, o Parque Natural Municipal da Rocha Negra tem um grande valor simbólico para quem luta pela preservação da natureza em Miguel Pereira.

» Abrir
Reserva biológica do Tinguá
Todas ações do ITPA no município de Miguel Pereira servem para consolidar esta zona de amortecimento, com reflorestamentos, brigada da incêndio, entre outros.

» Abrir
Reserva biológica de Araras
Por estar localizada em Serras muito altas com afloramentos rochosos de belezas raras a Rebio Araras é muito utilizada por alpinistas.

» Abrir
Área de proteção ambiental do alto rio Piraí
Com 34.680 hectares, abrangendo as mananciais do rio Piraí, formadoras do rio Guandu e da represa de Ribeirão das Lajes.

» Abrir
Área de Proteção Ambiental Rio Santana
A APA Santana existe desde 2004 e conta com uma área de 12764 hectares, que vai do alto ao médio curso do rio Santana, um dos formadores do Guandu.

» Abrir
Área de Proteção Ambiental Palmares
Com 1479 hectares, a APA Palmares preserva, desde 2003, as nascentes dos rios que abastecem Paty dos Alferes, principal produtora de tomates do RJ.

» Abrir
Parque Natural Municipal Curió
Criado em 2009 para proteger remanescentes florestais e conectar vegetações isoladas, tem 913961 hectares e é o 2º maior parque municipal do estado (RJ).

» Abrir
Parque Estadual Cunhambebe
Peça fundamental no mosaico do Corredor de Biodiversidade Tinguá-Bocaina, o Parque existe desde 2007 e é o 2º maior do estado (RJ), com 38 mil hectares

» Abrir
Plano de Estruturação do Corredor Frei Velloso e Parque Estadual da Pedra Branca
Entre 2003 e 2005, o ITPA elaborou e executou um plano de estruturação das unidades, solucionando questões para a proteção dos recursos naturais.

» Abrir