A partir de 2015, o ITPA – em articulação com a Defesa Civil, a Secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros – lançou a campanha Fogo Zero, que consiste na integração de esforços de prevenção e combate aos incêndios florestais no município de Miguel Pereira. Dessa iniciativa resultou um grupo de 80 voluntários integrados em uma rede do whatsapp que comunicam focos de incêndio em tempo real e proporcionam apoio técnico e operacional aos brigadistas.

O programa é dividido em três eixos, Educação Ambiental, Voluntariado e Combate e Inteligência. Abaixo segue um descritivo das atividades logradas em cada um dos eixos.

Educação Ambiental:

São realizadas campanhas educativas nas principais comunidades afetadas por focos de incêndio, onde realizamos palestras educativas e apresentação dos equipamentos de prevenção e combate. Todos os anos são instaladas também faixas educativas de alto padrão para rodovias.

Voluntariado:

Já foram mobilizados mais de 80 voluntários espalhados por todos os bairros do município com o objetivo de viabilizar a comunicação instantânea dos focos de incêndio. Essa iniciativa possibilitou a redução de custos dos parceiros na realização das atividades de combate e aumentou significativamente a eficiência da atuação das brigadas. Antes da instalação da rede de voluntários as brigadas demoravam cerca de uma hora para chegar ao local e muitas vezes todas se deslocavam para o mesmo local por falta de comunicação. Com essa rede instalada conseguimos reduzir o tempo de resposta para cerca de 10 minutos, assim como um reposicionamento estratégico das brigadas para atender múltiplos focos pelo município.

Combate e Inteligência:

Combate

O ITPA conta com uma rede de brigadistas capacitados com 30 profissionais e a partir de 2015 conseguimos adquirir um sistema especializado de combate à incêndios florestais que foi produzido especialmente para as condições de relevo e acesso do município de Miguel Pereira.

Trata­-se de um equipamento avançado, composto por uma bomba de alta pressão interligada à um sistema hidráulico, capaz de bombear jatos de água em alta pressão em até 300 metros de distância. Acoplado ao sistema há um reservatório de LGE (líquido gerador de espuma) que multiplica o volume da água em até dez vezes. O sistema está instalado em um caminhão Mercedes 1016 adquirido especialmente para o programa.

Inteligência

Não há possibilidade de revertermos a situação das queimadas se não formos capazes de responsabilizar os causadores deste crime ambiental. Por isto, o ITPA e parceiros mantém atualizado um banco de dados das zonas de incidência de incêndios. Em parceira com o Instituto Estadual do ambiente (INEA) e Secretaria de Meio Ambiente, os proprietários são notificados e registros de ocorrência são realizados na delegacia de polícia local. Este procedimento já nos permitiu a reversão de penas por crime de queimada em dois casos com prestação de serviços à comunidade como replantio de mudas e reforma de aceiros.