O ITPA

O Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA) é uma organização privada, sem fins lucrativos, que trabalha desde 1998 em favor do desenvolvimento sustentável. Nossas ações são bastante diversificadas e integram desde educação ambiental e mobilização de grupos organizados, até a implantação de áreas de restauração florestal e unidades de conservação da natureza. A nossa missão é “garantir que a sustentabilidade seja construída com democracia participativa, valorização da diversidade cultural e preservação da biodiversidade“. Para tanto, seguimos como princípios básicos: transparência, objetividade e pragmatismo, valorização das diferenças, trabalho em rede, solidariedade, democracia, integração do saber popular com o saber científico e, finalmente, resultado com qualidade.

Somos responsáveis pela restauração e/ou conservação de mais de 100 mil hectares nativos da Mata Atlântica, floresta tropical mais ameaçada do planeta – e, ao mesmo tempo, um de seus biomas de maior riqueza e biodiversidade. Até hoje, a organização ajudou a criar cerca de 300 postos de trabalho verdes, o que demonstra a sua preocupação em alcançar um novo paradigma de crescimento econômico e social com base na proteção aos recursos naturais.

O ITPA tem cerca de 70 colaboradores, entre fixos, temporários e consultores. Para isso, mantém três escritórios, sendo um na capital e dois nos municípios de Miguel Pereira e Rio Claro.

Por meio de parcerias estabelecidas com todos os setores da sociedade (empresas privadas, poder público, organizações não-governamentais e grupos organizados), nos transformamos em uma das mais importantes organizações ambientalistas do estado do Rio de Janeiro.

Executamos ações em diferentes localidades, mas o Corredor de Biodiversidade Tinguá-Bocaina (CBTB) é, atualmente, o principal foco de nossos projetos executivos. Trata-se do ponto mais crítico de fragmentação da Mata Atlântica e o local onde estão situadas as nascentes abastecedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.