O Inea lançou, na última semana, por meio da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Dibape) um site voltado exclusivamente para os Parques Estaduais do Rio de Janeiro. Através do link www.inea.rj.gov.br/visiteparquesestaduais os apaixonados pelo ecoturismo podem conferir os atrativos, atrações do entorno e muitas outras informações relacionadas às unidades de conservação.

O ITPA foi responsável pela execução do projeto que faz parte do trabalho de Uso público e Turismo em Unidades de Conservação. O site foi ao ar oficialmente na quinta-feira, dia 30 de novembro, em um lançamento no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro.

O objetivo do site é aumentar a preservação do meio ambiente através da aproximação da população com os Parques Estaduais, mostrando todas as possibilidades de lazer – como trilhas, cachoeiras, praias, montanhas, lagos e observação de aves. O mapa interativo que integra o site mostra a localização de todos os atrativos e a dificuldade de acesso.

O site conta com informações sobre 11 parques, além da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. São eles: Parques Estaduais da Pedra Branca, situado na Zona Oeste do Rio; do Mendanha, na Baixada Fluminense; Serra da Concórdia, no Médio Paraíba; da Ilha Grande, no Sul Fluminense; da Costa do Sol, na Região dos Lagos; dos Três Picos, na Região Serrana do Rio; Cunhambebe, no Sul Fluminense; Serra da Tiririca, na Região Metropolitana do Rio (abrange partes dos municípios de Maricá e Niterói); da Pedra Selada, no Centro Sul Fluminense; da Lagoa do Açu e do Desengano, ambos situados no Norte Fluminense.