Nos dias 26, 29 e 30 de setembro o ITPA recebeu a visita da equipe da Ecosia e do Cepan em Miguel Pereira, RJ. No encontro pudemos apresentar a nossa sede, nossos trabalhos voltados para o saneamento rural, combate a incêndios e a restauração florestal, tanto por plantio quanto por regeneração natural. O resultado? Mais uma parceria internacional que prova que não estamos sozinhos na luta pelo desenvolvimento sustentável!

A Ecosia é uma empresa alemã que trabalha com mecanismos de busca online, mas que possui um diferencial: a empresa reverte todo o seu lucro no plantio de árvores pelo mundo: Indonésia, África e, pela primeira vez, no Brasil com plantio realizado por nós – em uma parceria que envolve o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e o Cepan.

Durante a visita explicamos tudo que fazemos para os sócios da empresa que vieram direto de Berlim para nossas áreas de restauração no interior do Rio de Janeiro. Todo o nosso trabalho foi explicado em uma filmagem que irá rodar no site da ecosia (www.ecosia.org).

De acordo com Peter – responsável pela parte de plantio da Ecosia – a organização tem como objetivo mostrar que quando se trabalha com as pessoas certas é possível restaurar partes significativas de biomas em todo o mundo, de uma forma que faça sentido para a população e para a natureza.

“As pessoas têm destruído todos os recursos naturais e a natureza parece não ter mais espaço no nosso mundo. Consequentemente não tem mais água que atenda toda a demanda e estamos acabando com o ecossistema de uma forma geral. Recuperar o equilíbrio não é algo muito simples, por isso somos uma organização que busca parcerias para mostrar como é possível restaurar essas áreas”, afirma.