No dia 23 de setembro a equipe Feras Serrana convidou a equipe de base do Paris Saint-Germain para jogos amistosos das categorias sub 13 e sub 15 no campo da Praça da Ponte, em Miguel Pereira, RJ. Enquanto a primeira categoria empatou com um resultado de 2×2, o sub 15 do time local venceu por 5×0. O mais importante, no entanto, não foi o resultado e sim o espírito esportivo: antes de retornarem ao Rio, as equipes do PSG Brasil presentearam o time oposto com camisas, chuteiras e caneleiras.

Apesar do Brasil ser considerado o país do futebol, o esporte é muito pouco incentivado no interior e em localidades rurais. Os jovens que desejam se tornar jogadores profissionais devem lutar dia e noite sem nenhum retorno econômico ou estrutura. O projeto Feras Serranas conta com o treinamento da técnica Rosa Maria há 14 anos. Com poucos recursos da prefeitura – e nenhum econômico – ela luta para manter o sonho da criançada vivo. Esse ano o ITPA ajudou doando os uniformes e contribuindo com a divulgação do evento, que foi o solicitado pelos times.

“Sempre que convidamos alguma equipe para jogos amistosos existem algumas condições. Dessa vez nos surpreendemos, pois o PSG não solicitou nada além da imprensa para ajudar a divulgar o trabalho dos jovens que jogaram. Foi uma atitude não estava esperando e que de certa forma me encheu de esperança”, contou Rosa.

O esporte ainda é considerado uma oportunidade de melhoria de vida para muitos jovens. No caso da equipe Feras Serrana é preciso manter uma boa frequência e boas notas para continuar participando do projeto. Ações como essa mudam o futuro!