A equipe de funcionários do ITPA já está realizando as primeiras operações ligadas ao combate a incêndio florestal de 2017 em Miguel Pereira. Desde o início de julho – mês em que as queimadas começam a entrar em ponto crítico – os 10 brigadistas se dividem em atividades de prevenção e combate a incêndio florestal.

Na última semana foi realizada a roçada de toda a margem da Rodovia RJ 125, no trecho da Serra de Miguel Pereira: aproximadamente 12 km, com roçada dos dois lados da via. A atividade foi feita para evitar os incêndios florestais naquela região, que conta com mais de 500 mil árvores plantadas pela própria ONG, fora os remanescentes de floresta.

Além disso outras atividades são realizadas como: educação ambiental, realização de aceiros nas áreas de restauração, distribuição de faixas nas regiões mais afetadas, além do próprio combate às chamas. Só este ano foram investidos mais de 30km de aceiro na Serra, Arcádia, Francisco Fragoso, Vera Cruz, Santa Branca, Cinlândia e Lagoa das Lontras.

A ONG realiza esse trabalho há pelo menos 10 anos no município, mas para que a operação tenha sucesso é preciso contar com a colaboração da população. Quase todos os casos de incêndio florestal são criminosos: uma vez que o fogo é colocado em algum local, fica muito difícil de controlá-lo. Por isso: não queime pastagens, não queime entulhos, e denuncie os responsáveis!

Nossa equipe fica disponível de segunda a sexta, de 6h30 às 22h, e sábado, domingo e feriados de 14h às 22h. O telefone para contato é: (24) 2483-8712, e o whatsapp é: (24) 99238-4785.

Faça a sua parte por um mundo mais verde!