Semana de muita comemoração para nós que lutamos pela preservação ambiental!

Ontem, 13 de junho, comemoramos o aniversário de 9 anos do Parque Estadual Cunhambebe, e hoje, 14, celebramos os 80 anos do Parque Nacional de Itatiaia! Ambos os parques são resultados de muita luta e de grande importância para preservação da biodiversidade.

O Parque Nacional de Itatiaia foi o primeiro Parque Nacional criado no Brasil, em 1937. Ele fica situado na Serra da Mantiqueira, e abrange municípios do Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O parque possui alguns dos picos mais altos de nosso país, e devido a altitude do seu relevo possui fauna e flora bastante diversificadas. Nele, também se encontram importantes nascentes que abastecem as bacias hidrográficas de Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul. Para quem tiver interesse em conhecer o parque de perto, ele fica aberto para visitação todos os dias do ano, oferecendo atividades para visitantes de todas as idades. É também considerado um dos melhores lugares do mundo para a observação de pássaros.

Já o Parque Estadual Cunhambebe é o segundo maior parque administrado pelo estado do Rio de Janeiro. Sua área abrange os municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí. O PEC possui 99% de cobertura florestal em bom estado de conservação, abrigando um trecho de Mata Atlântica ainda pouco estudado, porém, com usos conflitantes históricos tais como a extração de palmito, a caça e a captação de água sem respectiva outorga, entre outros. A expectativa, contudo, é que a área guarde importantes espécimes da flora e da fauna ameaçadas de extinção e endêmicos: como macaco muriqui e diversas espécies de orquídeas e bromélias. Vocês podem saber tudo sobre o PEC aqui.