Neste sábado estamos comemorando o dia da Mata Atlântica: um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo, que fazemos questão de recuperar e preservar há 19 anos. São 20 mil espécies vegetais, 849 de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes. E é através destes números que conseguimos entender a dimensão da importância desta data, que tem como objetivo conscientizar a população.

A Mata Atlântica já existiu em quase todo litoral brasileiro. Esse bioma compunha cerca de 12% do território brasileiro, mas diversas ações do homem, como a exploração econômica, queimadas e desmatamento, restaram apenas 7% da área total de floresta – que são mantidas através de áreas de preservação ambiental e ações de instituições e organizações não governamentais.

Neste dia gostaríamos de chamar a atenção da população para o fato que a Mata Atlântica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, é responsável pelo fornecimento de água para mais da metade da população brasileira, assim como pela regulação do clima de importantes cidades do Brasil.

Diversas instituições e organizações não governamentais realizam ações de conscientização ecológica nesta época – que também é marcada pela semana do meio ambiente – mas o nosso trabalho só irá obter resultados duradouros se a população se conscientizar diariamente. O Dia da Mata Atlântica existe no calendário oficial desde 2000, mas nunca é tarde para começar a ser ecologicamente correto. Comece agora e faça a diferença! Se junte a nós nesta luta!