Na última sexta-feira (3/06) recebemos a visita da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), que nos enviou seus representantes do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), com o intuito de capacitar os Moradores de Vera Cruz e região, para que estes sejam qualificados à integrarem nossa frente de reflorestamento atuando como uma cooperativa. Essa iniciativa, além de representar um ganho na qualidade de trabalho aos cooperados, que são atualmente trabalhadores autônomos, tem como objetivo principal incentivar a geração de novos Empregos Verdes.

A OCB, é responsável por fomentar cooperativas em todo o país. O serviço é oferecido gratuitamente para as novas cooperativas, que através da tutoria, aprendem os passos necessários para o bom funcionamento e todas as etapas da abertura e oficialização de uma cooperativa. São inúmeros os casos de sucesso de grupos que migraram para o cooperativismo e essa é considerada uma ação estratégica de mercado, com potencial de melhorias na qualidade local de produção, geração de trabalho e renda, o que são atividades inerentes à despolarização do capital.

Esse ano a previsão de plantios do ITPA nas áreas de restauração de Miguel pereira é de 200 hectares, serão plantadas algo em torno de 330 000 mudas de espécies nativas da mata atlântica. Os trabalhos já foram iniciados pela equipe de restauração do ITPA. E em breve poderemos ter o apoio da cooperativa nesse processo. Hoje são mais de 40 pessoas envolvidas diretamente na missão desse plantio.

Com esse projeto continuamos caminhando com passos firmes no sentido de recuperar todas as áreas degradadas da bacia do Rio Santana.