Mobilização pelo Código Florestal

Na tarde do dia 24 de janeiro, em Porto Alegre, aconteceu a passeata de abertura do Fórum Social Mundial, na qual participaram diversas organizações e movimentos da sociedade civil. A SOS Mata Atlântica, uma das organizações envolvidas, preparou uma mobilização para alertar a sociedade sobre as propostas de mudanças no atual Código Florestal. A mobilização contou com a presença de um grupo teatral, bonecos, dez caixões com mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, além de faixas e placas que com frases que informavam a população, como “sem floresta não há água”, e cobravam uma posição firme do Estado: “Veta Dilma”.  Os manifestantes também lembraram as questões da mudança climática, a importância da conservação dos Rios e deram início a campanha #mangue faz a diferença.

O ITPA também esteve presente, representado por nossa assistente executiva, Juliana Bustamante, que percebeu no público que observava a passeata grande interesse em entender as implicações de possíveis mudanças no Código Florestal. “Tivemos a colaboração de diversos voluntários na passeata, inclusive senhoras idosas que fizeram questão de nos acompanhar durante todo o trajeto. A importância dessa mobilização se deve a possibilidade de esclarecimento à população local sobre os impactos negativos que as alterações no Código Florestal representam”.

A votação do Código na Câmara dos Deputados está marcada para os dias 6 e 7 de março de 2012. Por isso a sociedade civil está se organizando para continuar as pressões. Para participar acessem #manguefazadiferença, onde está disponível a agenda de manifestações. No Rio de janeiro será realizada uma mobilização na praia de Ipanema, Posto 9, dia 12 de fevereiro a partir das 10hr. Mais informações em http://www.facebook.com/manguefazadiferenca. Estão todos convidados!